VITOR DA FONSECA é Professor catedrático agregado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, ex-docente no seu Departamento de Educação Especial e Reabilitação, e Mestrado em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestern (Evanston – Chicago).

Especializado em Intervenção Cognitiva, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotrcicidade, tem sido responsável clínico e consultor psicoeducacional, ao longo de quarenta anos, em vários centros de observação e reeducação psicoeducacional privados, onde já observou e orientou cerca de 5000 crianças e jovens com perturbações do desenvolvimento e da aprendizagem.

Desenvolve acções de formação desde 1972 com professores, psicólogos, médicos, terapeutas e reeducadores em Portugal, Angola, Brasil, Espanha, França, Itália, Brasil, Argentina, Cuba, México, Chile e Peru.

Tem publicados 23 livros e cerca de 220 artigos em vários domínios desde a psicomotricidade, à antropologia, às perturbações do desenvolvimento, às dificuldades de aprendizagem, à estimulação precoce, à educação especial, à psicopedagogia, à neuropsicologia e à educação e reeducação cognitiva, em Portugal e no estrangeiro.

É formador internacional, especializado em psicomotricidade pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação, com sede em Paris, desde 1979, e pela Associação Ibero-Americana de Psicomotricidade Infantil, com sede em Cuba, desde 2000, em dificuldades de aprendizagem pela International Academy for Research in Learning Disabilities, com sede em Illinois, desde 1987, e em programas de intervenção cognitiva, nomeadamente no Programa de Enriquecimento Instrumental de R. Feuerstein, no Programa PASS de J. Das e no Programa de Desenvolvimento Cognitivo para a Pré-Escola, Bright Start, de C. Haywood, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e de formação de mediatizadores desde 1984.

É membro da Associação Internacional de Dislexia (The International Dyslexia Association) desde 1975, e ex-presidente e fundador da Associação Portuguesa de Dislexia.

Trabalhou como terapeuta e reeducador no Centro de Investigação Pedagógica da Fundação C. Gulbenkian e no Consultório Médico-Psicopedagógico, de 1970 a 1975, e foi coordenador da Miniclínica da Climefire, de 1976 a 1982.

Foi fundador do Centro de Observação e Reeducação Psicoeducacional (CORPE), onde exerce funções de coordenador psicoeducacional desde 1995.

Livros publicados na Âncora Editora:

Cognição e Aprendizagem - Abordagem Neuropsicológica e Psicopedagógica

Psicomotricidade – Perspectivas Multidisciplinares

Dificuldades de Aprendizagem – Uma Abordagem Neuropsicopedagógica

Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem

Terapia Psicomotora – Estudo de Casos

Manual de Observação Psicomotora

Psicomotricidade e Neuropsicologia

A Organização Práxica e a Dispraxia na Criança

Aprender a Aprender - O Papel da Educabilidade Cognitiva e da Neuropsicopedagogia

Dificuldades de Aprendizagem – Uma Abordagem Neuropsicopedagógica

Cadernos Psicoeducacionais 1

Cadernos Psicoeducacionais 2

Cadernos Psicoeducacionais 3