Abílio Oliveira é licenciado em Engenharia Informática. Efectuou um Mestrado em Psicologia Social, estudou Bioética e doutorou-se em psicologia social com uma tese sobre a morte, o suicídio e a música na adolescência. É Professor Auxiliar no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação no ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa –, onde lecciona disciplinas nas áreas da programação, sistemas de informação, informática aplicada à gestão e às ciências sociais.

Tem colaborado com várias associações, como o Núcleo de Estudos do Suicídio, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, A Nossa Âncora e o Centro Lusitano de Unificação Cultural. Realizou vários programas de rádio de desde cedo que pratica desporto.

Tem participado em eventos científicos, seminários e outras acções – com profissionais de saúde, alunos ou professores –, sobre temas como a adolescência, a morte, o suicídio, a música e o sentido da vida. É auto de vários artigos e capítulos de livros editados em publicações científicas nacionais e estrangeiras, e é igualmente autor dos livros Olhar Interior (1999), SobreViver (2001); Dar e Amar (2003), Ilusões na Idade das Emoções (2008) e O Desafio da Morte (2008, 2.ª edição revista, actualizada e ampliada). Acima de tudo, tem uma profunda reverência e amor pela Vida.

Livros publicados na Âncora Editora:

SobreViver

O Desafio da Morte

Passagem - Entre as Margens da Vida