António Inácio Nogueira nasceu em Coimbra, em Março de 1943. É licenciado em Ciências Físico-Químicas, mestre em Ciências da Educação e doutor em Sociologia.

Foi professor do Ensino Secundário e do Ensino Superior. Foi formador de formadores de metodologias e práticas ligadas à Educação Permanente e à Educação de Adultos. Desenvolveu projectos incidentes em práticas pedagógicas não formais e informais de âmbito socioeducativo e cultural. Cumpriu o Serviço Militar Obrigatório na Guiné e em Angola. Foi Comandante da Companhia de Cavalaria n.º 3487.

No campo editorial destaca-se a publicação de artigos em revistas e jornais de âmbito internacional, nacional e regional.

É autor e co-autor de diversos livros, nomeadamente: Primeiro Congresso Nacional de Educação de Adultos, 1980; Química Analítica, 1983; Formar Hoje Educar Amanhã, 1990; Formação Contínua de Professores. Um Estudo. Um Roteiro, 1990; Para Uma Educação Permanente à Roda da Vida, 1997; Cavaleiros do Maiombe, 2004; Santa Cruz: Um Café Com História, 2007; No Colo da Memória se Escreveu Amoreiras do Mondego, 2009.

 

Livros publicados na Âncora Editora:

Capitães do Fim… do Quarto Império