Luís Machado nasceu em Lisboa, em 1950. Organizador de importantes eventos culturais, tem desenvolvido nos últimos anos uma intensa actividade, como animador cultural, particularmente na divulgação da poesia. Homem de cultura, foi actor, jornalista e crítico de cinema. Desde há 25 anos promove a dinamização das Tertúlias do café Martinho da Arcada, em Lisboa.
Coordenou a iniciativa “Evocações”, que assinalou as comemorações do centenário da morte de Eça de Queirós, os cem anos do nascimento de José Gomes Ferreira e o cinquentenário da morte de Aquilino Ribeiro. Foi responsável por “Itinerários”, um evento que reconstituiu os percursos afectivos de António Ramos Rosa, Eugénio de Andrade, Fernando Namora, Fernando Pessoa, José Régio, Miguel Torga e Natália Correia.
Foi Júri de inúmeros Prémios Literários e Comissário da Mostra “Culturalidades” (1998) e de “A Festa da Poesia” (2002-2005).
Como escritor destacam-se, entre as suas obras publicadas, A Última Conversa, Conversas à Quinta-Feira, À Mesa com Fernando Pessoa, Rostos da Portugalidade – 1.ª Série, Um Homem na Cozinha, e Amália – Confidências em Noite de Primavera. Integra desde 1999 a Direcção da Associação Portuguesa de Escritores.

 

Livros publicados na Âncora Editora:

Amália - Confidências em Noite de Primavera

Rostos da Portugalidade - 2.ª Série