Maria Manuela Cruzeiro é actualmente colaboradora do CES – Centro de Estudos Sociais – da Universidade de Coimbra. Foi assistente da Faculdade de Letras (secção de Filosofia) e investigadora principal do Centro de Documentação 25 de Abril da mesma Universidade, onde foi responsável pelo Projecto de História Oral.

Os seus interesses de investigação incluem a história cultural, movimentos de resistência ao Estado Novo, especialmente entre a juventude estudantil, a história oral e sua aplicação ao estudo da Revolução de Abril, cultura e identidade portuguesas, particularmente a partir da obra de Eduardo Lourenço.

Para além de dezenas de artigos e de colaborações em obras colectivas, é autora de: Eduardo Lourenço – O Regresso do Corifeu; Costa Gomes – O Último Marechal; Vasco Gonçalves – Um General na Revolução; Maria Eugénia Varela Gomes Contra Ventos e Marés; Melo Antunes – O Sonhador Pragmático; Vasco Lourenço – Do Interior da Revolução; A Nossa Fada Morgana – Viagem pelos Imaginários da Revolução de Abril. E co-autora de: O Pulsar da Revolução, Cronologia da Revolução de 25 de Abril (com Boaventura de Sousa Santos e Natércia Coimbra); 25 de Abril – Outras Maneiras de Contar a Mesma História (com Augusto J. Monteiro); Tempos de Eduardo Lourenço (com Maria Manuel Baptista); Anos Inquietos – Vozes do Movimento Estudantil em Coimbra (1961-1974) (com Rui Bebiano); Manuel Louzã Henriques – Algures com Meu(s) Irmão(s) (com Teresa Carreiro).

 

Livros publicados na Âncora Editora

Vasco Lourenço – Do Interior da Revolução (Entrevista de Maria Manuela Cruzeiro)

Pezarat Correia – Do Lado Certo da HistóriaPezarat Correia (Entrevista de Maria Manuela Cruzeiro)