Manuel Pedroso Marques

Manuel Pedroso Marques nasceu em Lisboa, é coronel do Exército, participou, como capitão, numa ação militar e civil contra a ditadura em 1961. Julgado, condenado, exilado em França e no Brasil, reintegrado após o 25 de Abril. Foi redator, editor, gestor e escreveu sobre temas de Administração, sociais e políticos. Redator da Enciclopédia Delta Larousse, dirigida por António Houaiss, foi editor de três chancelas editoriais no Brasil. Em Portugal foi presidente da RTP, da empresa do Diário Notícias e da Capital, administrador da Bertrand e da Difel, de empresas de publicidade e da Agência Lusa de Notícias.

Em funções militares esteve por duas vezes colocado no gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, foi assessor militar do Primeiro-Ministro, Mário Soares, e foi instrutor de capitães de Administração Militar nas aulas de Estratégia e Teoria de Administração.

Publicou: “Liberdade é também vontade” (coautoria), “Relações de Poder na Empresa”, “O Jogo estratégico na Gestão”, “Tempos difíceis Decisões urgentes”, “Os Exilados não esquecem nada mas falam pouco”.


Livros publicados na Âncora Editora:

Os Exilados - Não esquecem nada mas falam pouco

Populismo - Todo o Poder vem do Povo, mas para onde vai?