José Ruy nasceu na Amadora em maio de 1930. Cursou Artes gráficas na Escola António Arroio, onde foi discípulo do Mestre Rodrigues Alves, Costa Mota, Trindade Chagas e outros, e frequentou habilitação a Belas Artes.

Iniciou-se como autor de textos e desenhos com 14 anos, tendo publicado 82 álbuns, 51 dos quais em Banda Desenhada, com destaque para, Carolina Beatriz Ângelo, Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, Aristides de Sousa Mendes, Humberto Delgado, Os Lusíadas e João de Deus, estes também com edição em mirandês.

Tem colaborado em diversos jornais e revistas, nomeadamente em Cavaleiro Andante e O Mosquito, tendo editado e dirigido uma 2.ª série desta publicação.

O rigor na investigação e qualidade dos seus trabalhos tem sido apreciada em todo o país. Foram-lhe atribuídos 27 prémios. Expôs com sucesso em vários países da Europa, na China, no Japão e no Brasil.

Primeiro autor a ser galardoado com o Prémio de Honra do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 1990. No ano seguinte, foi distinguido com a Medalha Municipal de Ouro de Mérito e Dedicação da sua cidade natal, onde o seu nome está atribuído a uma escola e a uma avenida. Referenciado no Dictionnaire mondial de la bande dessiné, Larousse, edição de 1998, e com destaque no Larousse de la BD, em 2004.

Sete dos seus livros, publicados na Âncora Editora, são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.

 

Livros publicados na Âncora Editora:

The island of Corvo that defeated the pirates

A ilha do Corvo que venceu os piratas

Almeida Garret e a Cidade Invicta

Amarante - A Heróica Defesa da Ponte

Aristides de Sousa Mendes – Herói do Holocausto (Plano Nacional de Leitura)

Carolina Beatriz Ângelo - Pioneira na Cirurgia e no Voto

Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação - adaptada em Banda Desenhada (Plano Nacional de Leitura)

História da Amadora - Levem-me nesse Sonho

Humberto Delgado - O General sem Medo (Plano Nacional de Leitura)

João de Deus, A Magia das Letras - edição em português (Plano Nacional de Leitura) | João de Deus, La Magie de Las Letras - edição em mirandês

Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos

Os Lusíadas - edição em português (Plano Nacional de Leitura) | Ls Lusíadas - edição em mirandês

Mataram o Rei!... Viva a República

Nascida das Águas e o 16 de Março de 1974

Mirandês - História de uma Língua e de um Povo - edição em português (Plano Nacional de Leitura) | Mirandés - Stória Dua Lhéngua i Dun Pobo - edição em mirandês 

O Juíz de Soajo

Pêro da Covilhã e a Misteriosa Viagem (Plano Nacional de Leitura)