António Pinelo Tiza é natural de Varge, Bragança. Licenciou-se em Teologia em Bragança e em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Defendeu a tese de doutoramento em Ciências Sociais na Universidade de Valladolid, com a classificação de “Sobresaliente cum laude”. Foi professor do ensino básico, secundário e superior.

É autor das seguintes obras, entre outras: Máscara e Danças Rituais – Ritos Ibéricos do Solstício de Inverno; O Diabo e as Cinzas (contos); Inverno  Mágico – Ritos e Mistérios Transmontanos – Volumes I e II; Natal dos Caretos (banda desenhada); Máscara Ibérica (com Hélder Ferreira); Estudo Antropológico das Mascaradas de Zamora, Bragança e Douro (com Jesús Nuñez); Portugal y España – Vidas Paralelas (com Isidoro González). Participa em antologias e revistas com artigos sobre Etnografia e Educação: Brigantia, de Bragança; Tellus, de Vila Real; Jornal de Letras, de Lisboa; Stvdia Zamorensia, de Zamora, El Filandar/O Fiadeiro, de Zamora, Jentilbaratz – Cuadernos de Folklore, do País Basco, O Sil, Ourense; e outras. Tem vindo a produzir vários documentários audiovisuais sobre a temática dos rituais festivos com máscaras e das danças dos paus.

Foi Presidente da Região de Turismo do Nordeste Transmontano (1998-2002). Atualmente desempenha as funções de Presidente da Direção da Academia Ibérica da Máscara e Vice-Presidente da RIONOR – Plataforma Ibérica de Desenvolvimento Transfronteiriço. É membro da Associação Portuguesa de Escritores e membro honorário da Academia de Artes e Letras de Bragança do Pará (Brasil).

 

Livros publicados na Âncora Editora:

O Diabo e as Cinzas

Inverno Mágico - Ritos e Mistérios Transmontanos - Volume I

Inverno Mágico - Ritos e Mistérios Transmontanos - Volume II

A Magia das Máscaras Portuguesas