A presente contracapa do Jornal de Letras, Artes e Ideias, é dedicada à Biografia de Amadeu Ferreira - O Fio das Lembranças, da autoria de Teresa Martins Marques. (Para ler o artigo completo, clique aqui.)

No artigo, intitulado "Pagadores de Promessas", Eugénio Lisboa, refere-se à obra como: «a monumental dádiva biográfica que Teresa Martins Martins Marques quis consagrar a essa grande figura do intelecto, da acção e do coração, que foi Amadeu Ferreira...»

A autora desta biografia conheceu Amadeu Ferreira em 2009, e «...logo se deixou enfeitiçar pela "luminosidade do olhar, o sorriso franco, a perspicácia das observações, a determinação das suas posições, a agilidade da sua inteligência."».

Teresa Martins Marques e Amadeu Ferreira

Teresa Martins Marques e Amadeu Ferreira
Stand Âncora Editora, Feira do Livro de Lisboa 2014.

Eugénio Lisboa conclui o artigo, dizendo que «Amadeu Ferreira sentiu, desde muito novo, que tinha "uma dívida para com a sociedade" e prometeu a si próprio pagá-la. Bom e honesto pagador de promessas, saldou, com generoso exagero, essa dívida. Teresa Martins Marques, por sua vez, quando o conheceu, sentiu que lhe devia uma biografia e prometeu fazê-la: também boa pagadora de promessas, cumpriu, à grande medida e sem se poupar, a dívida contraída. Duas belas histórias de pagamento de promessas, em tempos em que muito se promete e pouco se cumpre.»

Para além do Fio das Lembranças, Teresa Martins Marques tem publicado, na Âncora Editora, o livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, para o Ensino Secundário, "A mulher que venceu Don Juan".

Amadeu Ferreira concedeu-nos o enorme privilégio de sermos seus editores, deixando-nos uma obra extraordinária, enriquecedora e, inegavelmente, única.

Obra literária de Amadeu Ferreira publicada na Âncora Editora