Descrição
A história do Partido Socialista é longa, vem de longe, e remonta ao século XIX. Os primórdios do movimento socialista têm profundas ligações à ala esquerda do liberalismo, onde os pioneiros socialistas se enquadravam. Em 1850, nasce o primeiro jornal socialista, Eco dos Operários, e, em 1875, é constituído o Partido Socialista Português (PSP).
O PSP lutou contra poderosos adversários durante a Monarquia e a Primeira República, mas não subsistiu perante a repressão da ditadura do Governo de Salazar. Por volta dos anos 50 do século XX, depois de muitas tentativas para reconstituir o partido dos socialistas, inicia-se uma nova orientação política sob a liderança de Mário Soares, que durou 20 anos a ser implementada, e conduziu à refundação do PSP pela transformação da Acção Socialista Portuguesa em Partido Socialista.
Um partido com a longevidade do PS deixa um amplo património histórico e marca o movimento socialista em Portugal. Pela narrativa deste livro conhecemos como os socialistas estão na origem dos sindicatos, como as cooperativas também têm o cunho dos socialistas e como a evocação do 1.º de Maio em Portugal está igualmente registada como iniciativa dos socialistas.
Os socialistas foram também precursores da igualdade de género nas condições laborais, das regras sobre o dia normal de trabalho e sua duração, além da obrigatoriedade de seguros sociais.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.