Fernando Freire de Almeida e Vasconcellos nasceu em Lisboa, em 1952. É casado e tem dois filhos e duas filhas.
É advogado especialista de Direito Administrativo. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Entrou para a carreira diplomática em 1975. Em 1979, optou por se dedicar à investigação e ao ensino do Direito. Foi Professor de Direito na Escola Naval, durante mais de trinta anos. No exercício dessa actividade publicou diversos estudos e lições universitárias, conferências e artigos em revistas da especialidade. O seu interesse pela História revelou-se desde muito cedo, em particular pela História do Direito Português e pela História do Direito Romano.
A certa altura, começou a estudar e a investigar épocas específicas da História de Portugal e das suas gentes e, complementarmente, as disciplinas da Genealogia e da Heráldica. Surge, então, a ideia de fazer o seu primeiro romance histórico que se concretizou com a publicação de O Marquês que Desafiou a Morte. Em Outubro de 2008, publicou um livro, Atrelagem em Portugal, sobre a utilização e maneio do cavalo atrelado e a História da atrelagem como modalidade de transporte no Mundo.
A atrelagem, que pratica desde 1985, ocupa um lugar importante na sua vida. Consiste, essencialmente, na arte de utilizar o cavalo como animal de tracção. Foi sócio fundador da Associação Portuguesa de Atrelagem, sendo o Autor dos seus Estatutos e, também, seu Presidente no triénio 2006-2008.