Descrição
O caderno n.º 2 que agora apresento foca-se sobre as funções transversais da aprendizagem humana, seja ela não verbal ou não simbólica (como por exemplo: correr, saltar, brincar, dançar, jogar, copiar, desenhar, construir, etc.), que ocorrem em primeiro lugar em termos de neurodesenvolvimento no cérebro, seja ela verbal ou simbólica (como por exemplo: ler, escrever, contar, resolver problemas, etc.), que emergem posteriormente, segundo dados recentes de investigação das neurociências aplicadas à educação. Neste caderno analisaremos, com algum detalhe, num primeiro capítulo as funções cognitivas, as funções conativas e as funções executivas da aprendizagem, e num segundo capítulo, a importância das emoções na aprendizagem numa óptica neuropsicopedagógica.Pretendemos com este novo caderno, e noutros que se seguirão, continuar a apresentar e abordar, numa perspectiva clínica psicoeducacional, temas e tópicos inovadores do desenvolvimento e da aprendizagem em crianças e em jovens, particularmente enfocados na nossa prática de observação dinâmica do potencial de aprendizagem, e consequente intervenção multiterapêutica em casos concretos que têm uma história de luta e sofrimento emocional para aprender na escola ou na sala de aula.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.