Descrição
Os cidadãos do século XXI querem fazer cada vez mais coisas online. Comunicar e aprender, duas das mais importantes, são o foco desta investigação. Pensar a contemporaneidade nas áreas que o título enuncia é o esforço aqui tentado: estudar e avaliar os impactos da tecnologia na comunicação e na educação, como contributo para uma cidadania plena.
Nos dias da Globalização a internet aparece como o «lugar-comum» do século XXI. A penetração capilar da rede em todas as esferas do comportamento humano torna imperativo o pensamen-to sobre a relação entre media e tecnologia. Como comunicamos através dos múltiplos dispositivos ao nosso dispor? E que implicações podem estes comporta-mentos ter na experiência de cidadania global, em geral, e na educação online (mediada pelas TIC) em particular?
Os MOOC (massive open online courses) apareceram como um cometa neste panorama. Seria o Facebook da educação, ou, mais alarmante, a Mc-Donaldização do ensino superior?
A comunicação digital emerge como nova ferramenta de cidadania. A capacidade de todos sermos parte acti-va na Cidade Global, implica a criação de condições para que cada um desenvolva todo o seu potencial. É esta, em nosso entender, a mais profunda espe-rança na sociedade em rede.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.