Descrição
O escritor João Lemos é um desses importantes criadores que, na bela e rica paisagem aquosa de Aveiro e na sua história, tem encontrado as ninfas inspiradoras para os seus livros e textos, em que cultiva géneros literários variados.
Os seus contos, os seus ensaios, os seus romances, preparados por ele com cuidado, e alguns merecidamente distinguidos por diversas instâncias, fazem do João Lemos um escritor regionalista de referência.
Agora, João Lemos abalança-se neste livro a tentar preencher as lacunas do que não se conhece, acrescentando à investigação do que se sabe pelos documentos históricos a imaginação literária. É um livro que pretende reconstruir a vida e os percursos de Fernão de Oliveira, nome do humanista aveirense que depois evoluiu para Fernando Oliveira (c. 1507-c. 1582).
Mas neste, como noutros casos, sobre o que não se conhece verdadeiramente, tudo se pode imaginar. E a imaginação é o motor da criação humana nos vários planos. Por isso, nunca é demais imaginar uma vida que, mesmo pelo não muito que se sabe, se pressente que tenha sido extraordinária, e tão inspiradora ainda para nós, homens e mulheres do século XXI, que não nos conformamos com a inércia que nos imobiliza e nos atrasa em relação a outros povos que têm a capacidade de iniciativa e de inovação como marca distintiva.
José Eduardo Francodo
Prefácio
Avaliações
Ainda não existem avaliações.