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O Ideário Constitucional no Parlamento dos Jovens

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Informação adicional

Sinopse

 
Livro recomendado PNL2027 2.º Semestre 2019:
Cultura e Sociedade – Literatura – dos 12-14 anos – dos 15-18 anos – maiores 18 anos – Mediana
 
 
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, que, anualmente, envolve milhares de turmas de escolas básicas e escolas secundárias de todo o país. A nível de escolas, a nível regional e, finalmente, na sessão nacional (na sede do Parlamento), realiza-se um intenso processo de debate e deliberação em torno de propostas que respondem a um tema, um desafio, lançado pela “assembleia representativa de todos os cidadãos portugueses”. Em cada fase, com base nas propostas apresentadas, são eleitos jovens deputados que representam essas ideias.
No ano letivo de 2016/2017, o tema foi a Constituição da República Portuguesa, permitindo observar como os jovens encaram a nossa vida pública em comum e a política. Este trabalho começa por escutar e interpretar os materiais e pronunciamentos produzidos pelos jovens neste contexto. Assume, depois, sem condescendência nem paternalismo, um diálogo com os posicionamentos produzidos pelos jovens, numa conversa democrática entre o deputado à Assembleia da República e os deputados ao Parlamento dos Jovens. No final, este trabalho é um espelho onde, atentos aos desafios democráticos, precisamos olhar-nos.

Detalhes

ISBN 978 972 780 686 7
Editora Âncora Editora
Edição 1.ª edição: Maio de 2019
Páginas 440
Formato 15x23
Peso 628 g
EAN/Código 9056
Coleção ,
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Descrição

 
Livro recomendado PNL2027 2.º Semestre 2019:
Cultura e Sociedade – Literatura – dos 12-14 anos – dos 15-18 anos – maiores 18 anos – Mediana
 
 
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, que, anualmente, envolve milhares de turmas de escolas básicas e escolas secundárias de todo o país. A nível de escolas, a nível regional e, finalmente, na sessão nacional (na sede do Parlamento), realiza-se um intenso processo de debate e deliberação em torno de propostas que respondem a um tema, um desafio, lançado pela “assembleia representativa de todos os cidadãos portugueses”. Em cada fase, com base nas propostas apresentadas, são eleitos jovens deputados que representam essas ideias.
No ano letivo de 2016/2017, o tema foi a Constituição da República Portuguesa, permitindo observar como os jovens encaram a nossa vida pública em comum e a política. Este trabalho começa por escutar e interpretar os materiais e pronunciamentos produzidos pelos jovens neste contexto. Assume, depois, sem condescendência nem paternalismo, um diálogo com os posicionamentos produzidos pelos jovens, numa conversa democrática entre o deputado à Assembleia da República e os deputados ao Parlamento dos Jovens. No final, este trabalho é um espelho onde, atentos aos desafios democráticos, precisamos olhar-nos.

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