Descrição
Neste livro, o leitor é desafiado a seguir as pegadas do sobrenatural tal como a memória oral o configurou nos meandros da cultura popular alimentada pelas inquietações, crenças e superstições do povo rural. Propõe-se, por isso, uma viagem pelo mundo mágico das lendas, dos contos populares e dos mitos, num jogo de ambiguidades entre o real, o insólito e a fantasia, arroladas num vasto elenco de narrativas de tradição oral onde os domínios do diabólico e do terror ameaçam alcançar os dons da sedução. Mesmo a sedução por aquilo em que não se crê.
Vai, assim, o leitor deparar-se com as histórias de pactos com o demónio, metamorfoses de bruxas e lobisomens, milagres ou vinganças do Além, alas penadas que vagueiam nos planaltos implorando os favores dos mortais, vultos que se erguem dos sepulcros, ogres que afugentam os pastores, padres vergados às tentações do demónio, gemidos de princesas cativas em masmorras, etc., etc.
São narrações que dão igualmente a conhecer muitos lugares de memória, ao mesmo tempo que qualificam um valioso património cultural imaterial em vias de extinção e que os estudos de Alexandre Parafita, enquanto académico e etnólogo, têm procurado manter vivo.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.