Descrição
Pouco tempo após a tomada de posse da Direção fomos desafiados por antigos dirigentes a encontrar uma forma de cuidar e salvaguardar o percurso do SITAVA, de modo a que a passagem do tempo não atirasse para o esquecimento o vasto património de história e conquistas sociais construído ao longo dos anos.
Este inesperado desafio teve o mérito de nos levar a refletir sobre o quotidiano da nossa ação e das nossas práticas de trabalho. Rapidamente percebemos quão expostos estamos à pressão do imediatismo que tudo esquece no instante seguinte, estimulando até ao limite o individualismo, como se de um instrumento vital para a sobrevivência humana se tratasse. Para contrapor e resistir à ilusão do efémero, impõe-se, portanto, que reafirmemos, sempre e em cada momento, a supremacia do pensamento e ação coletivos, que não esqueçamos a história e que, sobretudo, não abdiquemos do compromisso de construir o futuro. A tarefa que nos propunham era difícil, mas extremamente aliciante.
Pela mão do Dr. Jerónimo Teixeira, destacado militante associativista e do sector cooperativo, também ele em tempos trabalhador do SITAVA, conhecemos os autores. O Professor Álvaro Garrido e a Doutora Cristina Rodrigues, a quem manifestamos a nossa profunda gratidão, são duas personalidades cuja obra é, por si só, o garante de um trabalho que, estamos convictos, muito prestigiará o SITAVA.
Ao concretizarmos este projeto seria de todo injusto que não referíssemos, de forma particular, um dos pilares que mais contribuiu, e contribui, para a construção e consolidação do SITAVA. Referimo-nos, obviamente, aos seus trabalhadores, aos atuais e também àqueles que, após a vivência de décadas dedicadas à causa do sindicalismo, decidiram passar a uma nova etapa das suas vidas. A todos o SITAVA não pode deixar de manifestar o seu reconhecido agradecimento.
A Direção
Avaliações
Ainda não existem avaliações.