Loading...

Fernando Calvão

Natural de Solveira, Montalegre, Fernando Calvão é médico pela Universidade do Porto (H. de S. João).
Iniciou a sua atividade profissional no H. de S. Marcos, em Braga, colaborou no Serviço de Urgência do H. de Chaves, foi médico do INEM (VMER de Chaves) e, atualmente, trabalha no Centro de Saúde de Montalegre, como especialista de MGF, local onde desempenhou funções de Sub-Delegado de Saúde.
Paralelamente, além de outros hobbies, nunca escondeu o seu interesse pela investigação sobre o passado regional das Terras de Barroso e a sua História.
O fascínio pela origem das raízes que o amarram à terra que o viu nascer, impulsionaram a publicação, no periódico O Povo de Barroso (2010-2011), das Inquirições de D. Afonso III, 1258, no Julgado de Barroso.
Crítico e discordante da interpretação que tem sido dada à documentação medieval sobre o território barrosão, em 2015 tornou públicas umas Notas sobre o Barroso dos Séculos X-XIV, Cartas Abertas, editora Cidade Berço.
Conhecedor da geografia, geologia e geomorfologia do Planalto Barrosão e da intrigante toponímia e microtoponímia locais, meteu mãos a obra, investigou e calcorreou as inúmeras veredas barrosãs, apresentando-vos a presente obra.
Neste trabalho, de forma complementar, partilha um antigo documento familiar manuscrito, um Acórdão Judicial emitido pelo Almoxarifado da Vila de Chaves, com perfeito enquadramento no livro que se apresenta.


Livros publicados na Âncora Editora: