Loading...

Francisco Henriques da Silva

Francisco Henriques da Silva, licenciado em História, foi alferes miliciano de infantaria na Guiné, de 1968 a 1970.

Ingressou no serviço diplomático em 1975. Serviu nos EUA, França, Canadá e na Comissão Europeia, nesta última, na qualidade de perito nacional destacado.

Foi Director dos Serviços do Médio Oriente e Magrebe, vice-presidente do Grupo Especial de Coordenação para o Processo de Paz no Médio Oriente, Vice-presidente do Instituto Camões e Director-Geral dos Assuntos Multilaterais no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Exerceu as funções de embaixador na Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Índia, México e Hungria.

Entre outras condecorações, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito e oficial da ordem do Infante D. Henrique.

É autor das Crónicas dos (des)Feitos da Guiné, co-autor, com Mário Beja Santos, da obra Da Guiné Portuguesa à Guiné-Bissau: um roteiro e também autor de Guerra na Bolanha – de estudante, a militar e diplomata. Colaborou, ainda, em várias outras obras, em artigos de jornais e em blogs.

Vogal da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa, membro da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

Francisco Henriques da Silva

Livros publicados na Âncora Editora: