Loading...

João Gomes Sanches

João Domingos Gomes Sanches, nascido em Meixide a 17 de Outubro de 1959, é um antigo seminarista.

Depois de ter completado a licenciatura em Psicologia na Universidade do Porto, doutorou-se pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris em Antropologia Social e Etnologia.

Chercheur associé do Centre Charles Richet d’Étude des Dysfonctions de l’Adaptation, tem assumido, desde 1995, as funções de docente universitário, após o doutoramento em Psicologia Social pela Universidade do Minho, onde foi um dos fundadores do Núcleo de Estudos de População e Sociedade.

Em 1996 publicou Medicina Popular – Ensaio de Antropologia Médica com António Lourenço Fontes, a quem viria a dedicar o primeiro ensaio biográfico em 1999.

Os seus estudos sobre as migrações levaram-no a investigar alguns grupos étnicos, orientando trabalhos de master para a Universidade de Santiago de Compostela. Dessas actividades nasceu o livro Os Judeus no Noroeste da Península Ibérica. Paroquiano do Padre Fontes, foi um dos que mais colaborou com ele na iniciação do Congresso de Medicina Popular e em muitas outras iniciativas.

João Gomes Sanches

Livros publicados na Âncora Editora: