Loading...

José Manuel Delgado

José Manuel Delgado nasceu em Lisboa, em 1957. Estudou no Liceu Nacional de Sá de Miranda, em Braga, e foi no SC Braga que se estreou como futebolista, nos juvenis e juniores (1972/74). Quando ingressou na Faculdade de Direito de Lisboa transferiu-se para os juniores do Sporting (1974/76), encetando, a seguir, uma carreira profissional, na I Divisão, que o levou a representar, entre 1976 e 1989, Montijo, Belenenses, Portimonense, Benfica, Farense e Espinho.

Campeão nacional em 1983 e 1984 pelo Benfica, clube onde conquistou a Taça de Portugal de 1983 e 1985, José Manuel Delgado foi internacional pelas Seleções Nacionais de sub-17, sub-19, sub-21, sub-23 e BB. Foi convocado três vezes para a Seleção A.

Em agosto de 1989, com 31 anos, decidiu colocar ponto final na carreira de futebolista e, pela mão de Joaquim Letria, passou a integrar a redação da revista Sábado, onde foi editor-executivo. Seguiram-se experiências em A Capital, com o cargo de editor, e Record, onde foi diretor. Nos quadros de A Bola desde 2003, integra a direção do jornal desde 2006. José Manuel Delgado esteve presente nos Campeonatos do Mundo de futebol de Itália, França, Alemanha, África do Sul e Brasil, nos Campeonatos da Europa de Inglaterra, Holanda/Bélgica, Portugal, Áustria/Suíça, Polónia/Ucrânia e França, na Copa América da Bolívia e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Recebeu vários prémios de jornalismo, foi membro da Comissão Executiva do Sindicato dos Jogadores e esteve, como Mandatário para a Juventude, na reeleição do general António Ramalho Eanes em 1980, participando, em 1986, na campanha presidencial de Francisco Salgado Zenha.

É casado e pai da Rita, do Miguel e do Francisco.

Fotografia: © Jornal A Bola/ASF

José Manuel Delgado

Livros publicados na Âncora Editora: