Loading...

José Ceitil

José Ceitil

Nasceu em 1947, em Vila Franca de Xira, e faleceu em 03 de Setembro de 2020.
Iniciou-se na militância cívica aos 15 anos, na Secção Cultural do clube União Desportiva Vilafranquense, à época um espaço de liberdade, encontro e debate de ideias.
Foi Comissário de Bordo na TAP durante 36 anos.
Foi fundador do Cineclube Vilafranquense e da APTCA – Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine.
Obteve a licenciatura em Antropologia e oMestrado em Estudos Africanos no ISCTE.

 


 

José Ceitil, um testemunho

Partiu ontem um cidadão de rara integridade. Conheci-o há uma dúzia de anos pela mão do Afonso de Melo. Objectivo, a produção de um livro sobre uma das nossas paixões comuns, o Clube de Futebol Os Belenenses, então prestes de celebrar o seu 90ª aniversário.
Realizámos o projecto e ganhei um amigo. Outros livros se seguiram, D. Berta de Bissau, A Família, e a reedição de “Os Belenenses” , aquando do centenário em 2019.
Personalidade singular com uma descrição só comparável à sua bondade, o José Ceitil era uma personalidade deveras cativante, amigo do seu amigo, de uma seriedade inultrapassável. Lutava há anos contra as adversidades de uma saúde precária, mas que ia ultrapassando em cada dia com uma alegria de viver contagiante.
Deixa-nos um legado de cidadania e de obra escrita e publicada, a que lamentavelmente não vai acrescentar o seu projecto sobre os varinos, onde radicavam as suas origens.
Os muitos amigos que foi criando na sua terra de origem, Vila Franca de Xira, onde desempenhou papel importante na área cultural, na sua vida profissional na aviação civil e em todos aqueles que tivemos a felicidade da sua amizade, não deixaremos de o recordar e de honrar a sua memória.
Até sempre José Ceitil, com um abraço solidário à família que tanto amava; esposa, filhas e netos!

António Baptista Lopes

4 de Setembro de 2020

José Ceitil

Livros publicados na Âncora Editora: