Loading...

Maria Manuela Cruzeiro

Maria Manuela Cruzeiro licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, posteriormente, especializou-se em Biblioteconomia (Ciências Documentais) na Universidade de Coimbra.
O interesse pela investigação começou a fazer-se sentir ainda durante o curso, o que levou a escolher, como tese de licenciatura, a vida e a obra de Christine de Pisan, notável figura de «Mulher de Letras», numa época (séc. XIV) em que as mulheres não eram valorizadas no domínio da Cultura. Este gosto pela investigação histórica levou-a depois a publicar a Bio-Bibliografia de Leonor da Fonseca Pimentel e José Fontana - Vida e Obra.
Finalmente, o seu interesse pela Maçonaria Feminina e a sua vivência pessoal desta instituição fê-la, agora, escrever esta crónica, enquanto a memória dos factos acontecidos se mantêm connosco e com a presença das pessoas que os viveram.
Como diz o professor Oliveira Marques, «um historiador deve transmitir os factos, baseando-se em documentos autênticos e depoimentos verídicos. Deve deixar bem claro o que é "História" e o que é comentário».
E foi o que a autora procurou fazer.

Maria Manuela Cruzeiro

Livros publicados na Âncora Editora: