Loading...

Nuno de Figueiredo

Nuno de Figueiredo é natural de Coimbra.

Estudou na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, onde fez os estudos preparatórios de Engenharia Civil, licenciatura que concluiu em Lisboa, no Instituto Superior Técnico.

A sua divulgação poética teve início em 1985 com a publicação do livro O Desencanto em Canto (edição de autor), e estende-se até hoje com diversos títulos, os últimos dos quais são Crepúsculo, de 2014 (Tartaruga), Prémio Fernão de Magalhães Gonçalves, e Um Longo Caminho para Casa (Minerva Coimbra), distinguido em 2013 com o Prémio Literário Florbela Espanca, instituído pela Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Na ficção estreou-se em 1997 com o romance Os Dias Gloriosos do Império, primeiro volume da trilogia Vida e Morte de Inocêncio, e publicou em seguida vários livros de contos e romances, sendo os últimos Vida e Sombra (Casa das Letras), Prémio Miguel Torga, e Rendição e Trevas (Minerva Coimbra), Prémio Alves Redol.

Aprender a Perder, Prémio Literário João José Cochofel/Casa da Escrita 2013, tem edição agendada para muito breve, e Gramática da Melancolia é Prémio Orlando Gonçalves 2015, instituído pela Câmara Municipal da Amadora.

Pelo meio ficam cerca de três dezenas de outras obras – poesia, contos, romances – muitas das quais foram distinguidas. Escreve para jornais e revistas de letras e está representado em recolhas e antologias.

Nuno de Figueiredo

Livros publicados na Âncora Editora: