Loading...

Nuno Nazareth Fernandes

NUNO NAZARETH FERNANDES nasceu em Lisboa a 24 de Junho de 1942. Educado pelos Jesuítas, licenciou-se em Engenharia Mecânica (Aeronáutica) pelo Instituto Superior Técnico. Como Oficial Miliciano fez parte da Inspecção e Controlo de Armamento da Fábrica Militar de Braço de Prata antes de ser mobilizado para África onde serviu no Batalhão de Engenharia da Guiné (BENG 447) e integrou os movimentos conspirativos que resultariam no 25 de Abril. Colaborou, como radialista, na programação e noticiários do Emissor Regional da E.N. tendo, após a Revolução, sido colocado pela Coordenadora do MFA a chefiar o Departamento de Informação.

Colaborou no teatro de revista onde, como compositor e, depois, autor de texto, em que se manteve por mais de três décadas. Foi responsável por numerosos êxitos inesquecíveis, em revistas hoje consideradas históricas. Simultaneamente começou a sua colaboração na televisão e em espectáculos de “Café Concerto”, em parceria com grandes nomes do espectáculo.

Pelo meio, foi reintegrado no Exército, depois de desmobilizado, pela 5ª Divisão do EMGFA e fez parte da Direcção Militar criada para a Emissora Nacional, mais tarde RDP.

Fez também reportagem, fotografia, foi cartoonista e ilustrador, editor e responsável por Oficinas gráficas, deixando a sua assinatura em numerosas revistas e trabalhos editoriais.

É, naturalmente, mais conhecido pelas três vezes em que canções de sua autoria representaram Portugal  no Festival da Eurovisão e pela parceria que manteve com José Carlos Ary dos Santos.

Durante sete anos foi director- -adjunto de Luiz Francisco Rebello na SPA, Sociedade Portuguesa de Autores.

Foi um dos nove maçons portugueses que trouxeram a Regularidade Maçónica para Portugal, dando origem à G.L.L.P. / Grande Loja Regular de Portugal, de que é Grão Mestre de Honra, tendo sido Grão Prior/GM Nacional do RER, Regime Escocês Rectificado e possuindo inúmeros títulos e condecorações nacionais e estrangeiras.

Recentemente foi agraciado por Sua Excelência, o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.

Nuno Nazareth Fernandes

Livros publicados na Âncora Editora: