Loading...

Oscar Mascarenhas

Oscar Mascarenhas (1949-2015) nasceu em Goa, mas foi já em Lisboa que completou a escola primária e o liceu para depois cursar Direito. Iniciou a carreira de jornalista depois da Revolução de Abril, no vespertino A Capital. Metade dos seus 40 anos de profissão viveu-os no Diário de Notícias, dividindo-se entre a reportagem, artigos de opinião e a formação e enquadramento de estagiários. Enquanto Redator principal do DN, manteve naquele jornal a coluna semanal «Manifestos & Exageros». Passou pelas redações do Jornal do Fundão e da Agência Lusa e, no triénio 2012-14, foi Provedor do Leitor do Diário de Notícias.

Do seu vasto currículo, destacam-se dois prémios do Clube Português de Imprensa, investigação académica e trabalhos em temas de ética e deontologia jornalística. Foi sindicalista, presidiu ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, integrou a Comissão da Carteira Profissional dos Jornalistas e participou em inúmeras conferências, colóquios e debates sobre a liberdade de imprensa.

Deu aulas no Centro Protocolar de Formação de Jornalistas (CENJOR), no centro de Formação da RTP e na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, onde lecionou, desde 1999, a cadeira de Ética e Deontologia em Jornalismo. Publicou O Poder Corporativo Contra a Informação, O Grande Livro dos Pensamentos & das Citações e O Detetive Historiador - Ética e Jornalismo de Investigação e foi coautor de A Nuvem de Chumbo.


Livros publicados na Âncora Editora: