Loading...

Wilton Fonseca

Wilton Fonseca nasceu em Goiânia (Brasil) em 1948.

Iniciou a sua carreira como jornalista e editor no Rio de Janeiro, com 16 anos. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde foi assistente (Introdução aos Estudos Linguísticos, Sinta e Semântica) até 1977. Foi redator de O Século e do Jornal Novo, diretor e diretor adjunto das agências noticiosas ANOP e NP. Também trabalhou na agência Lusa, no semanário Tempo e na RTP. Foi colaborador e correspondente de diversos jornais e estações de rádio nacionais e estrangeiras.

Foi diretor de Comunicação da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD). Trabalhou durante uma década para as Nações Unidas em Angola, Timor-Leste, Kosovo e Burundi. Foi diretor geral do Grupo Leya em Angola.

É autor de À sombra do poder – a história da Lusitânia e de Da monarquia ao Estado Novo: agências noticiosas em Portugal (publicados por Autores Club).   Juntamente com Mário de Carvalho e António Santos Gomes, escreveu três livros subordinados ao tema Heróis anónimos – jornalismo de agência (História da ANOP e da NP 1975-1986); História da Lusitânia e da ANI 1944-1975 e Depoimentos 1938-2017. 


Livros publicados na Âncora Editora: