Dina Maria dos Santos Botelho nasceu a 21 de junho de 1967, na cidade angolana de Benguela. Filha de pai transmontano e mãe olhanense, veio com 8 anos para Portugal. Viveu um ano em Tabuaço e terminou o ensino primário já em Olhão, onde residiu com seus pais e irmã até 1985, altura em que terminou o ensino secundário. Veio então para Lisboa, tirar o curso de Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses e Ingleses, na Universidade Nova de Lisboa, que terminou em 1989. Depois da licenciatura fez os dois anos do Ramo de Formação Educacional e, de seguida, o Mestrado em Estudos Anglo-Portugueses, que terminou em 1995. Defendeu, então, a tese de Mestrado sobre Maria Archer, uma escritora portuguesa do início do séc. XX, sendo autora da biografia oficial desta escritora existente no site do Instituto Camões.

Apaixonada por línguas, frequentou, ainda durante o curso, cursos livres de língua japonesa e italiana, com falantes nativos. É professora desde 1989. Lecionou em Lisboa, efetivou-se em Vila Franca de Xira, onde residiu de 1992 a 2002 e onde casou. Daí veio para a linha de Cascais, local em que agora se encontra, tendo entretanto tido duas filhas algarvias. Atualmente é professora do ensino secundário, na Escola Secundária de Cascais onde, para além do ensino regular, leciona cursos de Português para Falantes de Outras Línguas, estando em permanente contacto com cerca de 10 culturas diferentes.

Publicou, em 2005, a primeira edição da biografia do Prof. Fernando de Pádua, intitulada Fernando de Pádua, o Homem do Coração, que agora edita em segunda edição, revista e atualizada.

 

Livro publicado na Âncora Editora:

Fernando de Pádua - O Professor Coração